É um péssimo hábito, e dificílimo de nos livrarmos. Já roí as unhas, mas como são bastante duras rapidamente passei a roer a pele em volta destas. No entanto, quando comecei a pintar as unhas não gostava de ver a pele em volta... em mau estado, digamos. Rapidamente larguei o hábito (tecnicamente substituí-o por um bem parecido, mas não vou dizer para não dar ideias a ninguém).

 

   Isto só para saberem que eu sei como é.

 

 

  • Consciencializa-te de que vais parar de o fazer. Não basta dizer "durante o intervalo não vou levar as mãos à boca" para na aula a seguir empreender nova tortura.
  • Inspira-te. Muitas raparigas sonham com unhas compridas, lisas e brilhantes. Usa essa imagem como incentivo - toma o hábito de invocar uma mão de unhas perfeitas à tua mente sempre que aproximares a boca das tuas. Vais ver que as pousas logo.
  • Mal levantes a mão em direcção à boca, pensa na imagem que estás a passar aos outros: uma rapariga a fazer caretas e a arrancar pedaços do corpo com os dentes. Não muito atraente.
  • Acalma-te. A maior parte das pessoas rói as unhas por ansiedade.
  • Mantém as mãos ocupadas. É um aspecto importantíssimo, pois vai impedir-te de o fazer.
  • Sempre que puderes, tem as unhas/mãos sujas (não é necessário estarem imundas). Sim, leste bem. Por mais que eu quisesse roer as unhas, se elas estivessem sujas não era capaz de o fazer. Tem cuidado para não levar as mãos à boca/cara etc. quando estiverem sujas. O resultado vale o sacrifício.
  • Pinta as unhas. É obrigatório! Por mais curtas que estejam, deves ter sempre as unhas muitíssimo bem pintadas.
  • Faz uma manicura demorada. Para além de te ocupar as mãos por bastante tempo, deixa-te com pouca vontade de estragar a tua obra de arte.
  • Usa sempre várias camadas de verniz, nem que seja transparente. Se usares verniz de cor, passa uma camada de verniz de base, duas camadas do verniz de cor e uma ou duas camadas de verniz de acabamento. Para além de se tornar mais difícil roer as unhas (ficam mais duras) o sabor do verniz não é agradável e pode sujar-te os dentes. Tudo bons incentivos.
  • Pede ajuda aos que te rodeiam. Muitas vezes não reparamos que o estamos a fazer, tal é o hábito. Pede às pessoas que te avisem - que te batam na mão, mesmo - quando te virem a roer as unhas.
  • Substitui o vício. Se nada resultar, esta é a última opção. Podes arranjar um que te ocupe igualmente as mãos... Mas eu recuso-me a compactuar com isto, por isso nem vou dar ideias. O importante é que este seja um vício mais saudável do que a onicofagia.

 

 

  O melhor conselho que posso dar quanto a tudo o que se pareça com um vício é não lhe dar demasiada importância pois quanta mais lhe dás, mas pensas nele e só vais piorar tudo.

  Boa sorte!

publicado por DianaKarina às 14:59